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Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores - Revista Inova Ciência e Tecnologia do IFTM

 

1 - Política Editorial

 

Os manuscritos a serem submetidos à avaliação devem ser escritos na norma padrão da língua e apresentar um mínimo de dez e máximo de vinte laudas.

Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha, (Url) link do curriculum lattes, telefone, e-mail.

No corpo do trabalho não deverá constar a identificação dos autores.

Os nomes dos autores, títulos, telefone, e-mail e Instituição a que está ligado deverão ser encaminhados em arquivo separado (word) e carregado como documento suplementar, como medida de sigilo.

Figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto, o mais próximo possível de sua citação.

As propriedades do arquivo de submissão que identificam a origem devem ser retiradas seguindo as instruções:

Word 2010:

Em Arquivo, clicar em Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento e desmarcar a janela de Propriedades do Documento e Informações Pessoais, Fechar, e Salvar.

Word 2007:

Em Botão Oficce, clicar em Preparar, Inspecionar Documento e marcar o campo de Propriedades do Documento e Informações Pessoais, marcar o campo Texto oculto, clicar em Inspecionar, Remover tudo, Fechar e Salvar.

Word 2003:

Ir à aba Opções, Segurança e eliminar a propriedade de Autoria do arquivo.

Todo o conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

2 - Formato e preparação do trabalho

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as “Diretrizes para autores” desta revista. Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word® 2007 ou posterior, conforme as seguintes especificações:

  • folha tamanho A4 (210 x 297 mm);
  • margens inferior, superior e direita de 2 cm; margens esquerda 3 cm;
  • formatação em coluna única;
  • espaçamento entrelinhas de 1,5;
  • no início de cada parágrafo (1ª linha) recuo especial de 1,25 cm;
  • fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • numeração sequencial de páginas na parte superior direita em algarismos arábicos;
  • numeração sequencial das linhas;

 

3 - Tipos de trabalhos

A Revista Inova Ciência e Tecnologia aceita submissões de Artigos Originais, Artigos de Revisão e Comunicações (Notas Científicas e Técnicas). Todos os trabalhos, independente do tipo, devem estar de acordo com as “Diretrizes aos Autores” e escritos na forma impessoal.

Artigos Originais: devem conter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo 20, incluindo figuras e tabelas; devem apresentar as seguintes seções: Título em português, Resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (ou a combinação destes), Conclusões ou Considerações finais e Referências; os títulos de cada seção devem ser grafados em letra maiúscula, negrito e centralizados.

Artigos de Revisão: devem conter entre 10 e 20 páginas, incluindo figuras e tabelas; devem apresentar: Título em português, Resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais e Referências; os títulos de cada seção devem ser grafados em  letra maiúscula, negrito e centralizados.

Comunicações (Notas Científicas/Técnicas): não devem exceder 10 páginas, incluindo figuras e tabelas; as normas para elaboração são as mesmas das do Artigo Original, exceto nos seguintes pontos: o Resumo deve conter 150 palavras; o trabalho deve conter, no máximo 10 páginas; e o número de referências deve limitar-se a 15; quando a Nota for redigida em português, deve conter também Abstract e Keywords e, quando redigida em inglês, deve conter também Resumo e Palavras-chave.

 

4 - Estrutura e organização dos trabalhos

Cada manuscrito deve apresentar os itens a seguir, de acordo com seu tipo. O manuscrito DEVE deve ser identificado e conter os nome(s) de autor(es) e a filiação em notas de rodapé. 

Também os dados de autoria devem ser preenchidos na Página de Metadados (principalmente telefone de contato e link do currícula Lattes) e outros documentos (ofício de encaminhamento e declaração de responsabilidade).

Título no idioma principal do trabalho: deve ser conciso e indicar o conteúdo do trabalho; deve estar centralizado, em negrito e em maiúscula; não deve possuir sigla ou fórmula; não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas (neste caso, apresentar somente o nome binário); não deve ultrapassar o limite de 15 palavras; deve conter palavras que facilitem a recuperação do trabalho por índices desenvolvidos por bases de dados que catalogam a literatura.

Título no segundo idioma do trabalho: estando o trabalho em português, o segundo título deve ser apresentado em inglês e vice-versa; deve ser inserido logo após as palavras-chave e ser construído com as mesmas indicações atribuídas ao Título no idioma original do trabalho.

Resumo e Abstract: devem conter no máximo 250 palavras cada um, ser elaborado com frases sucintas e em um só parágrafo; não devem repetir o título; cada frase deve ser uma informação; não devem apresentar citações; devem ser iniciados por uma breve frase introdutória, que justifique o trabalho, seguida pelos objetivos, objeto estudado, material e métodos (metodologia), resultados mais importantes e conclusões; toda e qualquer sigla deve vir precedida da forma por extenso. Todo trabalho deve conter Resumo (em português) e Abstract (em inglês). A palavra resumo deverá ser alinhada à esquerda, escrita em letra maiúscula, negrito e espaçamento simples. O mesmo se aplica ao Abstract

Palavras-chave e Keywords: devem respeitar o limite mínimo de três e máximo de cinco, tanto em português quanto em inglês; devem estar grafadas com a primeira letra em maiúscula, separadas por ponto final, com informações que permitam a compreensão e a indexação do trabalho; não são aceitas palavras que já constem no Título. Todo trabalho deve conter Palavras-chave (em português) e Keywords (em inglês).

As subseções deverão ser destacadas em negrito, e posicionadas no canto esquerdo da página.

Introdução: explanação de forma clara e objetiva do problema investigado ou das hipóteses do trabalho; não deve ultrapassar duas páginas; deve abordar a pertinência e relevância do trabalho, além de conter apenas citação de referências específicas, visando estabelecer relação com trabalhos publicados sobre o assunto; no final da Introdução, como último parágrafo, deve-se apresentar a hipótese científica e os objetivos do estudo.

Material e Métodos: devem apresentar a seguinte sequência lógica: descrição do local, período de realização da pesquisa, delineamento experimental e tratamentos, materiais e técnicas utilizadas, análise estatística utilizada bem como as transformações dos dados; tratamentos e variáveis devem ser bem detalhados, porém deve-se evitar o uso de abreviações ou siglas; técnicas e procedimentos de rotina devem ser apenas referenciados; as informações devem ser suficientes para que outros pesquisadores possam repetir o experimento.

Desenvolvimento (exclusivo para Artigos de Revisão): deve ser escrito de forma crítica, apresentando a evolução do conhecimento, as lacunas existentes e o estado atual da arte, com base no referencial teórico disponível na literatura coligida.

Resultados e Discussão: devem interpretar os resultados do trabalho de forma consistente, evitando comparações desnecessárias, isto é, as novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento já obtido; comparações, quando pertinentes, devem ser discutidas e redigidas de forma a facilitar a compreensão do leitor; dados não apresentados não podem ser discutidos; tabelas e figuras não devem ser repetidas, no entanto, todos os seus dados devem ser discutidos; deve-se evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados. Resultados podem ser apresentados como uma subseção do texto ou juntamente com a discussão.

Conclusões ou considerações finais: devem ser apresentadas em frases sucintas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo; não devem ser uma repetição dos resultados e devem responder aos objetivos expressos no trabalho; não podem consistir em um resumo dos resultados; devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.

Agradecimentos: incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem co-autores.

Citações:

Citações bibliográficas devem ser dispostas no sistema autor-data. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ter a primeira letra em maiúscula e as demais, minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser todas em letras maiúsculas. Exemplos: 

  • Santos et al. (2012) avaliaram o acúmulo... ...seguindo recomendações propostas por Silva e Queiroz (2002).
  • ...favorecendo aumento do teor de carbono orgânico total geralmente nos primeiros cinco cm de profundidade (D’ANDRÉA et al., 2004; LOVATO et al., 2004; ARGENTON et al., 2005), que associado com raízes em decomposição...

Citações no corpo do texto: se o(s) autor(es) for(em) citado(s) entre parênteses, deve(m) estar(em) com  as letras maiúsculas, separadas por ponto e vírgula e em ordem cronológica.

  • Exemplos: (FERREIRA; SOUZA, 2009; CASTRO et al., 2010); mais de três autores (FERREIRA et al., 2009).

Quando o nome do autor estiver incluído na sentença (frase/oração), deve estar grafado fora do parêntese com as iniciais maiúsculas e com a indicação da data dentro do parêntese.

  • Exemplo: ... conforme observações de Ferreira e Souza (2009).

Para mais de dois autores, em citações dentro ou fora dos parênteses, deve-se apresentar o primeiro nome seguido da expressão “et al.”; 

  • Exemplos : (FERREIRA et al., 2009). Ferreira e Souza et al. (2009).

Obs: toda a bibliografia utilizada e citada no texto deverá, obrigatoriamente, estar na lista de referências, assim como, toda a lista de referências deve estar citada no texto.

Referências:

Referências: devem estar de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2002 (abaixo seguem alguns exemplos); devem respeitar a seguinte formatação: espaço simples, com alinhamento justificado, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome; devem contemplar toda e somente a bibliografia citada no texto; títulos incluídos nas referências devem estar grafados em negrito; o trabalho deve possuir, no máximo, 25 referências para artigo científico, 30 para artigo de revisão e 15 para comunicações, sendo a maioria oriunda de periódicos recentes (últimos cinco anos). Citar todos os autores. Não use et al.

Exemplos:

  • Livro:

SARRUGE, J. R.; HAAG, H. P. Análises químicas em plantas. Piracicaba: ESALQ, 1974. 56 p.

  • Capítulo de livro:

WILLIAMS, E. S. Canine distemper. In: WILLIAMS, E. S.; BARKER, I. K. (Eds.). Infectious diseases of wild mammals. 3. ed. Ames: Iowa State University Press, 2001. p. 50-58.

  • Periódicos:

KOUTINAS, A. F.; POLIZOPOULOU, Z. S.; BAUMGAERTNER, W.;  LEKKAS, S.; KONTOS, V. Relation of clinical signs to pathological changes in 19 cases of canine distemper encephalomyelitis. Journal of Comparative Pathology, v. 126, n. 1, p. 47-56, 2002.

  • Teses e Dissertações (deve ser evitada a citação):

GUEDES, E. M. S. Atributos químicos e físicos de um Latossolo Amarelo argiloso e produção de soja em sistemas de manejo, no município de Paragominas/PA. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia)-Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2009.

  •  Trabalhos de congresso e outros eventos:

SAMPAIO, L.A.; MINILLO, A. Alimentação de larvas do peixe-rei marinho (Odontesthes argentinensis) com diferentes taxas de arraçoamento.  In: ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 3., 1995, Ibirubá, RS.  Anais...  Ibirubá: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995. 161p.  p.34-43.

  • Publicações eletrônicas:

SILVA, M. S.; SILVA, L. R. D.; SILVA, S. M.; SOBRINHO, R. S. D. Qualidade de jaca dura (Artocarpus heterophylus) minimamente processada armazenada em diferentes temperaturas. SENGE-PB, 2009. Disponível em: <http:/www.sengepb.com.br/site/wp-content/uploads/2009/12/t023.pdf>. Acesso: 5 maio 2010.

  • Legislação:

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes), constantes do anexo desta Portaria. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jan. 1998.

Tabelas: devem estar numeradas com algarismos arábicos; devem conter sempre um título autoexplicativo, claro e conciso; não devem ser utilizadas linhas verticais; linhas horizontais devem aparecer para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma ao final, na base da tabela; devem ser editadas em Microsoft Word® 2007 ou posterior; não devem ser importadas do Excel® ou Powerpoint®; elementos enviados no formato de imagem não serão aceitos e acarretarão atrasos na avaliação e na publicação do trabalho; cada valor presente na tabela deve ser digitado em células distintas, centralizado e alinhado; as tabelas devem ser dimensionadas da seguinte forma: largura de uma coluna (8 cm) ou de uma página (16 cm).

Nas tabelas e figuras os títulos devem ser inseridos no cabeçalho dos mesmos e a fonte dos dados no rodapé.

Figuras: são considerados figuras todos os gráficos, desenhos, mapas, diagramas e fotografias usados para ilustrar o texto; devem estar inseridas no corpo do texto, de modo que proporcionem melhor fluxo de leitura e compreensão do texto como um todo; caso haja texto dentro da figura, este deve acompanhar o idioma do trabalho e estar legível; toda figura deve ser citada no texto, apresentar legenda e fonte de origem; toda legenda deve indicar à que figura se refere; figuras não-originais (de outro autor ou trabalho) devem conter, após o título, a fonte de origem; não serão aceitas figuras que repitam as informações das tabelas; fotos coloridas, quando imprescindíveis a critério da Equipe Editorial, serão, também, aceitas; não devem ser utilizadas linhas de borda na área de plotagem e nem na área do gráfico (figura); nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, seguidas das unidades entre parênteses.

 

5 - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE FIGURAS

1. As figuras podem ser feitas em softwares de preferência dos autores (Excel, Sigma Plot, etc.), devendo ser inseridas e enviadas em formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpi. Para fotos e mapas, coloridos ou não, deve-se utilizar resolução de 150 a 300 dpi.

2. Quadros, tabelas e figuras devem ser inseridos no corpo do texto logo após a sua chamada. As palavras quadro, tabela e figura no texto devem ser indicadas com inicial em maiúscula e em negrito (Tabela 1.  Taxa de acúmulo de...).

3. Nas figuras os títulos devem ser inseridos no cabeçalho e no rodapé as fontes dos dados das mesmas.

4. As figuras deverão ter largura máxima de 80 mm ou 160 mm. 

5. Os títulos e a escala dos eixos x e y deverão ser em Times New Roman tamanho 11. As linhas dos eixos e demais linhas (e.g., curvas de regressão) deverão ter espessura de 0,3 mm. Todas as informações contidas no interior da figura (e.g., equações, legendas) deverão ser em Times New Roman tamanho 10 ou no mínimo 8. São dispensáveis as bordas, direita e superior, em gráficos. 

6. Todas as figuras deverão ser inseridas convenientemente no texto logo após a sua chamada, consecutivamente e em números arábicos. As figuras deverão ser inseridas no texto por meio do comando “Inserir→Imagem/Figura→Arquivo”.

7. As figuras podem ser constituídas por múltiplos gráficos, tanto na horizontal como na vertical, respeitando a largura máxima de 160 mm e 80 mm, respectivamente. Quando se tratar de figuras com vários gráficos, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses, fonte Times New Roman tamanho 11. 

8. As equações deverão ser escritas no aplicativo MS Equation, Math Type ou similares (centralizadas). A indicação da numeração da equação deve ser alinhada a direita e entre parênteses.

 

Uso de unidades: nos exemplos seguintes, o formato correto é o que se encontra no lado direito da igualdade: 10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 L; 45 ml = 45 mL; l/s = L s-1; 27oC = 27 oC; 0,14 m3/min/m = 0,14 m3 min-1m-1; 100 g de peso/ave = 100 g de peso por ave; g por planta = g/planta; 2 toneladas = 2 t; mm/dia = mm d-1; 2x3 = 2 x 3 (com espaçamento); 45,2 - 61,5 = 45,2-61,5 (sem espaçamento). A unidade de % deve estar junto ao número (Ex.: 45%); quando, no texto, existirem valores numéricos seguidos, deve-se colocar a unidade somente no último valor (Ex.: 20 e 40 m; 56,0, 82,5 e 90,2%); quando for pertinente, deve-se deixar os valores numéricos com, no máximo, duas casas decimais; as grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

Siglas e abreviações: se a sigla for lida como uma palavra e contiver mais de três letras, apenas a letra inicial deve ser grafada em maiúscula; nos demais casos (siglas até três letras e as que são lidas letra a letra, sem formar palavra) todas as letras devem ser grafadas em maiúsculas; o nome por extenso de uma instituição deve ter apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula; a abreviação do título da Revista Inova Ciência e Tecnologia deve ser utilizada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 Termos em latim: devem-se apresentar os termos em latim em itálico, exceto para o termo "et al."

 Termos estrangeiros: devem ser mantidos em destaque somente termos específicos, ressaltados no manuscrito; palavras incorporadas à língua portuguesa não devem ser destacadas (Ex.: marketing, e-mail, software etc.).

Fazer sugestão de quatro possíveis avaliadores que tenham alta produtividade científica, sem conflito de interesse, fornecendo o nome completo, email, título, resumé, link para o Lattes e indicação do porque ele seria um avaliador indicado para o artigo. A revista pratica a avaliação “cega” em que os autores e avaliadores não devem conhecer as suas identidades. O Comitê Editorial poderá selecionar outros avaliadores não sugeridos. Conflitos de interesse envolvem relações de parentesco, orientação, trabalho, ou mesma instituição.

O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, e não ultrapassa 2 MB.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5 (exceto Tabelas e Figuras, que devem ser simples), usa uma fonte de 12-pontos, Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as Figuras e Tabelas estão inseridas no texto; tem no máximo 20 páginas.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista,  conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega .

  7. Não deve ser incluído no manuscrito tabela com análise de variância (ANOVA); informar resultado da análise estatística como texto.
  8. Utilize "p" minúsculo e itálico para indicar probabilidade estatística: se houve diferença use p < 0,05 ou p < 0,01; se não houve diferença  use p > 0,05 ou p > 0,01.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.

Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista.

Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.

Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.

Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2447-598X