Sobre a Editora

A criação da Editora IFTM foi proposta em 28 de novembro de 2014 com o título “PROJETO EDITORA IFTM”.
A regulamentação se deu com a publicação da Resolução Nº 52/2016, de 20 de dezembro de 2016 que definiu a subordinação da Coordenação da Editora IFTM à Diretoria de Comunicação Social e Eventos.
A Resolução Nº 53/2016, de 20 de dezembro de 2016 aprova a criação da Editora IFTM e aprovação do Regimento Interno. Este foi atualizado conforme Resolução Nº 44 de 24 de agosto de 2017 e posteriormente conforme Resolução n. 299 de 14 de dezembro de 2022 (vigente).
A Editora IFTM tem a missão de incentivar a produção intelectual, publicar e divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito do IFTM. Tem o compromisso de publicar obras que contribuam, positivamente, com a comunidade acadêmica abrangendo as publicações elaboradas pela comunidade acadêmica do IFTM e outras em coedição com editoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT.
As linhas editoriais propostas são: Periódicos Científicos e Técnicos, Livros, Coletâneas (Série Cadernos Temáticos, Série Comunicado Técnico), Ensaios (Tecnológicos, Científicos, Filosóficos, Literários e Culturais).

O material produzido será disponibilizado em acesso abero, preferencialmente em formatos digital e quando possível em formato impresso.

 

História da Editora IFTM

Por meio da portaria nº 1.283 de 11 de setembro de 2014 foi designada a comissão responsável pelo projeto de implantação da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O projeto foi finalizado em 24 de novembro de 2014 e elaborado por Adelar José Fabian, Prof. Dr. Presidente; Carlos Antonio Alvarenga Gonçalves, Prof. Dr. PROPI, Elia Cristina Alves dos Santos, Esp. Secretária Executiva, Estelamar M. B. Teixeira, Profª. Drª. PROEXT, Rosemar Rosa, MSc. Biblioteconomista DCSE, Tarcisio Batista Leite, Profº Dr. DCSE.

 

Finalidade da Editora IFTM

A Editora IFTM é vinculada à Diretoria de Comunicação Social e Eventos. Cabe à Editora IFTM a responsabilidade pelo processo de editoração das obras aprovadas pelo Conselho Editorial, incluindo o projeto gráfico do miolo e a criação da capa das publicações.

O processo de editoração, de forma sucinta, envolve as seguintes etapas:

1) revisão textual e normalização;

2) aprovação da revisão pelo autor/organizador (nessa etapa, não é permitida a inserção de novos capítulos, alteração de conteúdo, ou quaisquer outras alterações além das que foram solicitadas pela revisão. Caso sejam feitas, tais alterações serão desconsideradas);

3) projeto gráfico, design de capa e diagramação;

4) aprovação do projeto gráfico, design de capa e diagramação pelo autor/organizador;

5) solicitação da ficha catalográfica;

6) obtenção do ISBN;

7) finalização do arquivo;

8) distribuição em plataforma eletrônica;

9) impressão, se for o caso.