Submissões

Realizar um cadastro e consequente login são necessários para submeter trabalhos e acompanhar a situação de submissões correntes. Login em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Verificação da submissão

Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, e não está em outra editora para consideração (ou uma explicação foi oferecida em Comentários ao editor).
  • O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word, RTF, ou OpenDocument.
  • URLs para as referências foram informadas, quando disponíveis.
  • O texto está formatado com linha simples; usa fonte tamanho 12 pontos, adota itálico em vez de sublinhado (exceto para URLs); todas as ilustrações, figuras e tabelas estão incluídas no texto em locais específicos, em vez de estarem no final..
  • O texto segue as normas bibliográficas e de estilo definida na página Diretrizes para Autores, disponível na página Sobre a editora.

Diretrizes para autores

Interessado em publicar nesta editora? É necessário que os autores façam um cadastro no sistema antes de realizar a submissão, ou, caso já possuam um, basta fazer o acesso e iniciar os 5 passos do processo de submissão.

 

O fluxo editorial ocorrerá por meio de:

I. publicação de obras por demandas espontâneas dos autores, fluxo contínuo (por meio de edital):

  1. as propostas de obras para publicação por demanda espontânea poderão ser submetidas à EdIFTM em fluxo contínuo;
  2. caberá, nesse caso, ao solicitante e/ou a seu(s) organizador(es) a responsabilidade dos procedimentos envolvidos em revisão e diagramação, dentre outros atendimentos às normas da editora;
  3. a partir do recebimento do manuscrito, a EdIFTM seguirá as etapas definidas no seu fluxo editorial;
  4. as solicitações serão avaliadas pelo Conselho Editorial a fim de atestar sua conformidade com a política editorial e com as finalidades da Editora IFTM.

II. Publicação de obras em demanda induzida (por meio de edital):

  1. a submissão de propostas de publicação seguirá fluxo estabelecido em editais próprios, e, nesse caso, estará condicionada às normas, aos prazos e critérios estabelecidos nas chamadas;
  2. as obras selecionadas por edital, após aprovação pelo Conselho Editorial, terão todas as etapas envolvidas no fluxo editorial sob responsabilidade da EdIFTM;
  3. as obras selecionadas por meio de edital podem ser disponibilizadas em formato eletrônico (e-book) ou impresso, a depender de disponibilidade orçamentária.

Art. 38. Como parte do acordo celebrado com a EdIFTM para publicação, os(as) autores(as)/organizadores(as) deverão participar de todo o processo de produção de suas obras, sendo sua responsabilidade:

  1. executar correções apontadas pelo Conselho Científico (parecer de aprovação para a publicação da obra), bem como as adequações no que diz respeito à ética;
  2. assinar termo de responsabilidade sobre o conteúdo expresso nas publicações;
  3. assinar termo declaratório de que a obra não contém plágio;
  4. fornecer todas as informações solicitadas pela EdiIFTM para a construção do projeto gráfico e editorial da obra;
  5. aprovar por escrito todas as etapas do processo de editoração da obra (briefing, projeto gráfico, revisão e leitura de prova de impressão, quando couber);
  6. colaborar com os processos de lançamento e divulgação das obras de sua autoria.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Padrões bibliográficos e de formatação:

A obra deverá estar escrita em língua portuguesa e seguir as normas atualizadas da ABNT e do Novo Acordo Ortográfico, adotado no Brasil em 2009.

Os originais devem ter no mínimo 100(cem) e no máximo 250 (duzentas e cinquenta) páginas, utilizando-se para contagem dessas páginas o arquivo digital do livro entregue no momento da submissão.

As propostas submetidas deverão ser entregues em sua forma completa − com folha de rosto, epígrafe (opcional), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcionais), apresentação, prefácio (opcional), sumário, corpo do texto, referências, glossário (opcional), posfácio (opcional), imagens (opcionais) e dados dos autores (duas a quatro linhas para cada autor).

As obras devem estar formatadas em padrão compatível com um livro, já com as devidas adaptações e correções que as diferenciem do formato de dissertação, tese, monografia etc. Não serão aceitos originais em forma de relatório de pesquisa, teses, dissertações ou qualquer outra que não atenda ao modelo de livro, que pressupõe a adequação da estrutura e da linguagem do texto ao suporte, seja impresso, seja digital.

No caso de coletâneas, o(s) organizador(es) deve(m) explicitar, na apresentação, o eixo norteador da publicação, apresentando, de forma clara, a proposta geral do livro, contextualizando os capítulos no debate científico da área e analisando seu tema, de modo a garantir coesão temática, teórica e/ou metodológica entre seus capítulos. Deve(m) indicar ainda, quando for o caso, se o livro decorre de projetos financiados, e qual a agência de fomento.

Os livros de coletânea de diversos autores devem conter padronização formal dos capítulos, de acordo com as normas da ABNT, cabendo ao organizador, como responsável pela obra, esta tarefa, antes de sua submissão à seleção.

O prefácio poderá ser incluído no livro após a aprovação da obra, desde que sua inclusão não acarrete um número final de páginas maior que o máximo de 250, devendo ser enviado à Editora IFTM até 30 dias após a divulgação do resultado final da avaliação.

No caso da publicação que contenha imagens (sejam ilustrações, fotografias, tabelas, quadros, gráficos, infográficos ou outras), é responsabilidade do(s) proponente(s) encaminhá-las em formato vetorial, PNG ou JPG, com no mínimo 300 dpi, o que possibilita seu aproveitamento na arte final. Essas imagens devem ter no máximo 10(dez) cm de largura, e também ser inseridas no corpo do texto – acompanhadas de títulos completos e indicação da fonte e/ou autoria.

Não serão aceitos trabalhos simultaneamente inscritos, parcial ou totalmente, para processo de avaliação em outras editoras ou em algum periódico científico, seja para publicações impressas ou digitais. 

As páginas deverão estar configuradas no tamanho A5 (14,8 cm de largura por 21 cm de altura), com margens superior e esquerda de 3(três) cm e inferior e direita de 2 (dois)cm.

O texto deverá estar em fonte Times New Roman tamanho 12, com entrelinhas de 1,5 linha, com exceção das citações com mais de 3(três) linhas, notas de rodapé, fontes e legendas de tabelas, figuras, quadros e gráficos, que devem estar em tamanho 10 e com entrelinhas simples.

O sumário é elemento obrigatório, devendo ser elaborado conforme a ABNT NBR 6027/2003.

Deve haver uma linha em branco antes e depois de cada título de capítulo e dos subtítulos das seções e dos tópicos.

Deve haver uma linha em branco antes e depois das ilustrações e das tabelas. Sua identificação deve constar na linha superior à ilustração ou tabela, enquanto na linha imediatamente inferior deverá constar a fonte consultada, legenda ou nota explicativa (se houver). A ilustração ou tabela deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Entende-se por ilustração: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros.

As ilustrações e tabelas devem apresentar uma numeração própria e sequencial no decorrer de cada capítulo, quando a obra for organizada; e sequencial, em livro de autoria.

As citações diretas com mais de 3(três)linhas devem apresentar-se com recuo de 4 (quatro) cm da borda esquerda da mancha gráfica do texto, com alinhamento “justificado” do parágrafo, com fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, com uma linha em branco antes e depois do texto da citação. Deverá ser feita a indicação da referência do autor original do texto citado no final da citação ou no texto que a antecede, conforme a ABNT NBR 10.520/2002.

As notas explicativas devem aparecer (no sistema numérico) ao pé da página onde forem mencionadas (rodapé). As indicações das fontes das citações devem obedecer ao sistema autor-data (Ex.: Simon, 2021, p. 187-190), e sua descrição completa deve estar na lista de referências constante no final de cada texto (quando for o caso de uma compilação) ou no final do livro (quando a obra for de um único autor). Em ambos os casos tal lista deve limitar-se às obras citadas.

 

 
 

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta editora serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A seleção das propostas obedecerá às etapas a seguir:

I- Análise de enquadramento: consiste em análise preliminar das propostas, por parte do Conselho Editorial do IFTM, para fins de observação do enquadramento ou não da proposta às presentes normas. Somente as propostas selecionadas nesta etapa passarão para a seguinte;
II- Análise de mérito: consiste na avaliação das propostas, por parte dos avaliadores ad hoc, a partir dos critérios apresentados a seguir:
   a) Relevância;
   b) Rigor científico;
   c) Clareza, objetividade, adequação e correção da linguagem;
   d) Qualidade acadêmica do texto.
III- Avaliação pelo setor de revisão textual.

Os originais serão avaliados por 2(dois)pareceristas ad hoc,especializados no assunto abordado pelo autor. No(s) caso(s) em que houver um parecer favorável e um parecer desfavorável, a proposta será encaminhada para uma terceira avaliação. Os(as) pareceristas serão mantidos em absoluto anonimato.

A decisão do Conselho Editorial poderá ser pela aprovação preliminar, pela aprovação condicional – quando necessárias adequações e a posterior reapresentação das obras – ou pela reprovação da proposta. 

Em caso de aprovação condicional, o proponente terá um prazo de 30(trinta) dias para apresentar a versão final da proposta, em formato doc, adaptada às recomendações do Conselho Editorial.

A aprovação final, após a aprovação preliminar, estará condicionada à realização de uma avaliação pelo setor de revisão textual da Editora, que considerará a estrutura frasal lógica, a coesão, a coerência, a objetividade e a clareza do texto. Ainda que o livro tenha sido enviado com a declaração de profissional especializado, caso o setor de revisão verifique que o texto não atende às condições elencadas em normas especificadas em edital ou chamada, o livro não será aprovado.

Os trabalhos não classificados para publicação poderão concorrer em uma nova submissão.

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta editora serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.